Saturday, 8 February 2014

Complexidade Histórica da Prata Francesa

A prata francesa e seu conceito de marca não é sistêmico como a prata inglesa.

A prata na França, não era tão apreciada como na Inglaterra.

A prata francesa atravessou muitas crises políticas que prejudicaram sua história.                             

A Prata Francesa já se originou de forma complexa

O primeiro contraste(marca) na França, em formato de um losango surgiu em Paris no Século XIV e expandiu pela França.

Em 1460, por ordem da Coroa Real foi adotada a letra “coroada” para identificação do ano em que o objeto fora feito. Em 1543, o contraste  tornou-se o primeiro padrão oficial de contrastaria francesa, garantindo a qualidade do objeto em prata.

Havia um órgão centralizador de marca intitulado “Maison Commune” responsável por marcar a cidade de origem do objeto. 

Cada cidade possuía um símbolo de identificação. Na execução, cada componente do objeto de prata, teria que possuir um símbolo, que após ser aposto, levava outro símbolo(marca),finalizador. 

Conclusão. Os objetos em prata possuíam diversos contrastes, já que cada parte do objeto era executada, separadamente. 

A Politica no Mercado da Prata

A prata era relativamente pouca na França nos Séculos XVII-XVIII e não era tão apreciada como na Inglaterra. Por possuir valor intrínseco era derretida, estava sujeita a fiscalização, ser confiscada e incorporada ao Tesouro do Estado, tanto no Reinado de Luís XIV quanto no Reinado de Luís XV. Nestas circunstâncias não havia estímulo por parte dos franceses em investirem em objetos de prata. 

A introdução do chá e do café no Século XVII na Europa impulsionou a execução e desenvolvimento de novas formas de design aos objetos e serviços em prata pelos prateiros franceses.

Muitas mudanças de hábitos e costumes houveram no final do Século XVII. A introdução de jantares como encontro social à mesa, estimulou a execução de serviços em prata, especialmente sopeiras extremamente rebuscadas e decorativas. Tornou-se um estilo de jantar transformando-se padrão europeu,  hoje conhecido como “Serviço à Francesa”.

                    
 Alguns fatos históricos  prejudicaram o mercado de prata na França.

A guerra civil entre católicos e calvinistas(huguenotes) que receosos de serem assassinados, deixaram a França para viver em outros países mais tolerantes. Cerca de 250.000 huguenotes evadiram e muitos eram exímios profissionais da prata.

Em 1689 a coroa real exigiu  dos nobres seus acervos em prata para financiar as guerras no exterior. Toneladas de objetos em prata foram derretidos.Outra investida do Estado francês em 1789 e mais objetos foram derretidos para custear a Revolução Francesa. Oficinas de prata práticamente desapareceram.

Em 1789 foi instituído um novo padrão de contraste pelo Governo Revolucionário que se manteve até 1819.
Com a situação política dramáticamente elevada, impossibilitava a aquisição de objetos de prata que apesar da qualidade francesa já existente tornou-se de alto custo o que promoveu um processo de execução mais barato e mais decorativo para viabilização financeira.

Quando Napoleão tomou o poder como ditador no início do Século XIX, predominava estilos greco-romanos e neo-clássicos, estilos que representavam os ideais políticos da Revolução Francesa.

De 1878-1973 os objetos de prata francesa para exportação são contrastados com a Cabeça de Mercúrio(Deus Romano). Junto a este contraste possui um número, que determina o teor. Número 1(um) para a prata 950 milésimos e número 2(dois) para a prata 800 milésimos.

                                                  

Ainda nos dias de hoje, a Cabeça de Minerva representada pela cabeça do Deus Romano com capacete é indicação de qualidade da prata francesa. O contraste com a Cabeça de Minerva corresponde ao teor 950. milésimos de prata. Quando a seu lado tiver o número 1(um) ou 0(zero) o teor é 92.5 milésimos de prata.

                                                    

Quando se tratar de contraste Cabeça de Mercúrio com o número 2(dois) ou nenhum número o teor corresponde a 800 milésimos de prata.

O contraste/marca com o desenho de um pequeno vaso é o mais alto teor da prata francesa indicando que é 99.9 milésimos de prata. Existem outras marcas como o Cisne, Caranguejo, Gorgulho, Cabeça de Porco.    

                                                   




No Brasil,  as marcas Cabeça de Mercúrio e Minerva são as mais conhecidas e comercializadas no Mercado de Arte e Antiguidades.



Silversmiths franceses como Odiot, Puiforcat, Aucoc, Boin-Taburet, Têtard, Keller, Henin, Cardeilhac e Christofle raramente aparecem no mercado de arte brasileiro.

Para consulta de constrastaria francesa, podemos citar o livro Poiçons D’Argent Editora Tardy, disponível em livrarias brasileiras. 

Nota: 
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Posted by Nazira Pires Amado - Em 8.02.2014




1 comment:

  1. Onde encontro os contrastes da prata Christofle?
    Obrigada

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