Saturday, 4 January 2014

A Prata antiga Portuguesa e Brasileira

Portugal  iniciou seu gosto pela prata no Século XV embora haja registros de anterioridade.
Tempo das descobertas pelo mundo.

A criatividade na arte da prata em Portugal no final do período Manuelino era tempo da fartura enquanto que no Século XVII havia o empobrecimento da criatividade portuguesa ao receber fortes influências francesas diante do poderio e prestígio da França que dominou o mundo naquele Século e no início do Século XIX ocorreu a influência inglesa, especialmente no estilo Adam influenciando  o estilo na produção das peças de prata em Portugal.

Até 1886 as peças de prata produzidas em Portugal  recebiam os contrastes de respeitáveis membros da Corporação dos Goldsmiths que atestavam o teor e os classificavam, assim como também ocorria com o ouro. Os números mantinham sua equivalência para 0916, 0833 e 0750 e estes contrastes são mantidos até os dias de hoje. 

Para que pudessem usar estes contrastes era necessário ser registrado nos órgãos competentes (City Councils) da  cidade de origem do referido prateiro ou ourives e ser associado no Brotherhood of St. Eloi, sediado na Cidade do Porto. Estes órgãos foram extintos em 1834 e substuídos por Contrastaria em 1886 atestando a qualidade dos metais   e registros de marcas dos prateiros em exercício.
                                                                 

Além do contraste de teor deveria constar em cada peça a punção do local e do autor do trabalho. Na formação de um contraste utilizava-se comumente a inicial e uma coroa que determinava a origem da peça. Portanto “L” significava Lisboa, “P” Porto, “G” Guimarães e assim por diante. O teor é representado por numerais romanos como XI, X e IX ou por numerais arábicos juntamente com a punção do autor ou fabricante, geralmente identificado por suas iniciais. 
                                                      

                                                               

A maior dificuldade que encontramos nas peças de prata portuguesa é precisar as datas   que foram feitas a não ser que se tenha conhecimento das características das peças antigas e ampla experiência de manuseio. Os arquivos existentes são incompletos e difíceis de serem entendidos.


As peças de prata portuguesa antigas, em geral possuem em sua base interna marcas de buril. Com o buril ele remove resquícios, após aquecido é comparado a “amostra padrão” de teor nos órgãos fiscalizadores portugueses.
                                                            
             Burilado  
                                    
      Javali
No mercado de arte e antiguidade brasileiro pode-se encontrar também peças de  prata portuguesa mais recentes com contraste Javali que corresponde ao período de 1887-1937 e contraste Águia que corresponde a 1938-1984  e após 1985. 
                                                 Águia 

                                                                                                                                   

                                               



Não se tem registros da existência de minas de prata no Brasil. Toda a prata vinha em forma de moedas do Perú através do Rio da Prata que ao serem cunhadas, transformavam-se em objetos principalmente peças religiosas. Sabemos da existência de diversos objetos religiosos em prata do Século XVII, XVIII e XIX mas sem a contrastaria já praticada na Europa.


Ilustrando as duas mais importantes punções brasileiras são a marca “dez dinheiros” praticada no Brasil e utilizada também em Portugal a partir de 1830 e “onze dinheiros” criada no reinado de D. Pedro II. Importante mencionar que a contrastaria é regional em função de seu controle e fiscalização. Algumas publicações foram feitas mas pelo passar do tempo tornou-se impossível resgatar o que não foi registrado ou extinto.

A ausência de fontes de pesquisa, escassez de publicações, dispersão de documentação no Brasil aliados a complexidade do assunto restringe nosso acesso  as informações necessárias para amplo conhecimento de toda a contrastaria até  então existente entre Portugal e Brasil.

Posted by Nazira Pires Amado   Em 5.01.2014

Nota: 
Os Blogs antiquesdesign possuem focos específicos e se complementam.Se aprecia nossas publicações visite os demais Blogs.

NPA
https://plus.google.com/u/0/109341311284077065285/posts

                                                          


No comments:

Post a Comment